Introdução à Política: alguns caminhos para seu estudo

Na imagem: estátua de Nicolau Maquiavel

Provavelmente você já deve ter escutado uma frase clássica entre seus familiares ou amigos de que política é como futebol e religião, “não se discute”. No entanto, o que temos percebido nos últimos tempos, é justamente o oposto, pois estamos falando muito sobre política. E por isso, é fundamental buscarmos dentro da ciência e do conhecimento, bases que nos auxiliem na compreensão dos fenômenos políticos a que nos propomos dialogar. Os caminhos que iremos percorrer serão pela Ciência Política e pela Sociologia Política.

A Ciência Política e a Sociologia Política

A Ciência Política é uma das disciplinas que está presente nas Ciências Sociais, e surge no mesmo contexto da modernidade, entre o século XVIII e XIX (ver texto: Introdução à Sociologia: O surgimento de uma nova ciência ). O seu olhar será voltado para o estudo dos fenômenos relacionados ao poder e principalmente para o Estado. Também terá como objeto de estudo as instituições políticas, os sistemas de governo, as relações internacionais, a administração pública, entre outros.

A Sociologia Política é uma ciência interdisciplinar, que surge no século XX e busca compreender de que forma a sociedade interfere nos processos políticos e como os processos políticos interferem na sociedade, buscando analisar o comportamento político dos atores sociais, seus valores políticos, sua cultura política, sua ideologia, fazendo a ponte entre o estudo do poder e sociedade (SOUZA, 2009).

A construção do estudo da política

Quando nos voltamos para o conceito de política, identificamos sua construção no decorrer da história. Na Grécia antiga, a palavra política referia-se às questões relativas à vida na cidade (ver texto: Introdução à Filosofia: Temas e campos filosóficos), na qual os considerados cidadãos se reuniam para discutir o futuro da pólis (cidade-Estado grega). Aristóteles em sua obra intitulada “Política”, que definiu as funções e as atividades ligadas à cidade-Estado.

Nicolau Maquiavel

Nicolau Maquiavel (1469-1527) filósofo, historiador e diplomata florentino, foi um dos fundadores do pensamento político moderno, ao escrever sobre como o Estado é, e não como deveria ser. Parte do princípio de que o poder político possui uma origem mundana, pois nasce da malignidade humana. Esse mesmo poder aparece como a única possibilidade de enfrentar o conflito, trazendo estabilidade para as relações sociais. (SADEK, 2008).

A partir das revoluções liberais do XVIII, o termo política passou a ser utilizado para atribuir as atividades relativas ao controle do Estado. É nesse período, que a Ciência Política passa a investigar tal fenômeno como um comportamento humano diferente dos demais fenômenos sociais.

Max Weber

Max Weber sociólogo, historiador e economista alemão (1864-1920), define política no seguinte trecho:

 “Por política entenderemos, consequentemente, o conjunto de esforços feitos com vistas a participar do poder ou a influenciar a divisão do poder, seja entre Estados, seja no interior de um único Estado.” (2011, pg. 48).

Portanto segundo o autor, compreende-se a política como o exercício de ações realizadas para liderar o Estado, buscando lutar pelo poder e pela influência dentro do Estado ou de outros Estados. Dessa forma podemos notar uma relação direta entre política e poder, como Weber mesmo expressa: “Todo homem, que se entrega à política, aspira ao poder” (2011, pg.48), ou seja, o poder é um recurso indispensável para o exercício da política.

Gostou do texto? Então siga nossas redes sociais e nos ajude a compartilhar conhecimento!


Referências:

AFRANIO, et all. SOCIOLOGIA EM MOVIMENTO. 2ª ed. São Paulo: Ed. Moderna, 2016

SADEK, Maria Tereza. Nicolau Maquiavel: o cidadão sem fortuna, o intelectual de virtù. In: WEFFORT. Francisco C. Os clássicos da Política, 1. São Paulo: Ática, 2008

SOUZA, Nelson Rosário de. O que é Sociologia Política?. In: SOUZA, Nelson Rosário de. Sociologia Política. Curitiba: IESDE Brasil S/A. , 2009. WEBER, Max. Ciência e Política: duas vocações 18. ed. São Paulo : Cultrix, 2011.

Autor: Bianca Rocha de Miranda

Professora de Sociologia com especialização em Sociologia Política e licenciada em Pedagogia.

2 comentários em “Introdução à Política: alguns caminhos para seu estudo”

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora